Prefeitura Municipal de São Francisco do Glória

São Francisco do Glória, 23 de novembro de 2017 Atendimento
Você sabia? Que o Município de São Francisco do Glória já se chamou São Francisco das Esteiras?
Imprimir Email

Cultura e Lazer

18ª Festa do Carro de Boi de São Francisco do Glória foi um sucesso

por Assessoria de Comunicação

16/10/2017 14:07

18ª Festa do Carro de Boi

18ª Festa do Carro de Boi

Realizada nos dias 7 e 8 de outubro (Sábado e domingo) de 2017 a 18ª Festa do Carro de Boi de São Francisco do Glória foi um sucesso.

A abertura oficial foi realizada na noite de sábado, dia 7 de outubro, na Praça São Francisco de Assis, e contou com a presença de diversas autoridades e convidados. Dentre eles estavam o prefeito municipal Walace Ferreira Pedrosa; o vice Inácio Dolizete Ricardo; o deputado estadual Braulio Braz; o assessor parlamentar do deputado federal Renzo Braz, Marcos Antônio (Marquinhos); Giovane Lacerda, representando o deputado estadual André Quintão; a Polícia Militar; vereadores e secretários municipais.

Com apresentações artísticas variadas a atração principal foi a do DJ Thiago Costa, que lotou a Praça São Francisco de Assis. No sábado, dia 7,  aconteceu o show da dupla Lucas e Thomás, que com grandes sucessos do sertanejo universitário agitou o público presente. No mesmo dia o DJ sensação do momento, Thiago Costa, com seu show pirotécnico, agradou com sucessos de diversos ritmos, como o funk, pagode e eletrônico.

Já no domingo, dia 8, a farra ficou por conta da Banda AG4, que encerrou as comemorações e a Festa do Carro de Boi, com "chave de ouro".

O grande destaque da festa foi o desfile de animais e de carros de bois pelas principais ruas da cidade, que realizou-se no domingo, dia 8, por volta das 14 horas. Com 63 carros, de tamanhos variados e puxados por até dez animais, alguns deles trazendo mais de uma pessoa, crianças e famílias, o desfile chamou à atenção de toda a população franciscana, que acompanhou atentamente a passagem dentro e fora de casa, conhecendo um pouco mais da cultura local, observando esse antigo meio de transporte que possibilitou o crescimento e desenvolvimento do município no passado.
A concentração aconteceu no Parque de Exposições Waldir Carvalho, passando pela Praça São Francisco de Assis, sentido à rua Primeiro de Fevereiro, retornando para à exposição, onde aconteceu a premiação por participação a todos os carreiros e candeeiros (sendo esse uma miniatura de carro de boi,) em agradecimento, fortalecendo assim a valorização cultural.

Para o prefeito de São Francisco do Glória, Walace, a festa é uma forma de proporcionar diversão para os franciscanos e visitantes, além de valorizar o homem do campo. “Realizar este evento é uma alegria muito grande para nós, que merece todo nosso carinho. A Festa do Carro de Boi de São Francisco do Glória é uma tradição local conhecida em toda a região e até mesmo fora do estado. Fazemos questão de resgatar e valorizar nossa cultura local e a história do nosso povo, já que é também reconhecida e registrada como bem imaterial do patrimônio cultural", afirmou.

Sobre a festa:

Com o passar dos anos, o carro de boi deixou de ter somente esse papel de parte integrante de uma economia de subsistência, para ser celebrado em festa popular, e as práticas sociais em seu entorno são figuradas, dando um novo significado cultural, de memórias. Nesse sentido, a festa do carro de boi é entendida como uma representação produzida por sujeitos sociais que ainda têm o mundo rural como referência de vida.
Sendo assim, o evento é de tamanha importância não só para os que participam diretamente dele, mas também das pessoas que assistem ao desfile, que se emocionam com a história revivida de todo um povo, de uma cidade, de tudo o que não foi perdido e que é resgatado através dessas ações.


 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página