Carro de Boi: Significações culturais - Do trabalho rural aos festejos
Artigo sobre o Carro de Boi: Significações culturais - Do trabalho rural aos festejos
Publicado em 24/11/2016 15:28
A reinvenção de uma das atividades de trabalho mais comuns ao mundo rural do interior de Minas Gerais, o carro de boi, foi um dos principais e mais antigos meios de transporte utilizado pelos produtores rurais para a distribuição da produção agrícola.
Com o passar dos anos, o carro de boi deixou de ter somente esse papel de parte integrante de uma economia de subsistência, para ser celebrado em festa popular, e as práticas sociais em seu entorno são figuradas, dando um novo significado cultural, de memórias. Nesse sentido, a festa do carro de boi é entendida como uma representação produzida por sujeitos sociais que ainda têm o mundo rural como referência de vida.
Ao representar um passado por meio de relíquias culturais, compõe um relato de histórias perdidas, de gestos opacos, recriando não mais o real vivido, mas um conjunto simbólico que correlacionados às experiências do cotidiano, produz a comemoração de todo um movimento, dotado de sentido, religiosidade e resgate da história.
Sendo assim, o evento é de tamanha importância não só para os que participam diretamente dele, mas também das pessoas que assistem ao desfile, que se emocionam com a história revivida de todo um povo, de uma cidade, de tudo o que não foi perdido e que é resgatado através dessas ações.
Em tese, registrar um movimento como esse envolve muito mais do que um simples festejo. É celebrar a amizade, o encontro de pessoas de outros municípios, já que a ação promove a participação de indivíduos com seus animais de outras localidades, cumprindo assim sua função de tradição permanente.
por Assessoria de Comunicação