'Conexão Mata Atlântica': fazenda em São Francisco do Glória apresenta saldo positivo
'Conexão Mata Atlântica': fazenda em São Francisco do Glória apresenta saldo positivo após implantação de projeto
Publicado em 30/09/2021 10:40
O prefeito de São Francisco do Glória, Walace Pedrosa, juntamente com o vice-prefeito e secretário de agricultura, pecuária e meio ambiente, Inácio Ricardo, estiveram presentes na manhã da última quarta-feira, dia 29 de setembro, na inauguração da Fazenda Santa Cruz, modelo do Projeto Conexão Mata Atlântica, localizada na zona rural de São Francisco do Glória, de propriedade do Casal Jorge Faria e Luzia Faria.
A visita técnica contou também com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; da diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Maria Amélia Lins; do coordenador do projeto Conexão Mata Atlântica e analista ambiental do IEF, Marcelo Araki; de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do deputado estadual e presidente da comissão de meio ambiente , Noraldino Júnior, representantes do corpo de bombeiros, da polícia militar ambiental, dentre outras autoridades.
Na oportunidade foram apresentados os resultados alcançados após 4 anos de trabalho. O local conta com três projetos técnicos na modalidade de sistemas agroflorestais, que intercalam plantio de milho, pastagem, eucalipto, mogno, café e abacate, além de dois projetos de sistema silvipastoril, de mogno e de eucalipto; e ainda mais dois de fomento ambiental.
De acordo com Walace o primeiro Dia de Campo da sua gestão foi realizado neste local, sobre conservação do solo e preservação de nascentes. “Hoje estamos aqui, começando a colher os frutos, depois de quatro anos de trabalho, sendo parceiro deste projeto, na implantação desta unidade modelo aqui em nosso município. Recebemos também um novo projeto das mãos da secretária de estado de meio ambiente que irá transformar a vida de todos, possibilitando a estes produtores uma produção sustentável e ecologicamente correta”, afirmou.
Executado em Minas Gerais pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o projeto Conexão Mata Atlântica abrange duas sub-bacias pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – a dos Rios Pomba e Muriaé e a dos Rios Preto e Paraibuna. O objetivo é a recuperação ambiental de 2.200 hectares por meio de incentivos.
por Assessoria de Comunicação